Se você está incerto sobre como utilizar tinta spray corretamente na sua reforma, este guia é para você! O faça você mesmo (D.I.Y) de hoje está aqui para ensinar o que é importante evitar. O uso desses produtos é simples, mas não se resume apenas em chacoalhar a lata.
1. Não usar em ambientes fechados
A Tinta Spray libera vapores e partículas químicas que podem ser tóxicas e inflamáveis. Uma vez que inalada por acidente, em locais sem ventilação adequada, pode causar tontura, náusea, irritação nos olhos e até intoxicação prejudicando a saúde.
Modo correto:
- Utilize o spray em áreas abertas ou com boa circulação de ar.
- Se for pintar em um local interno, mantenha portas e janelas abertas para dispersar os vapores e controlar a ventilação.
2. Não expor o produto ao calor, fogo ou faíscas
A maioria das tintas spray é inflamável, e o conteúdo da lata está sob pressão. Só isso já é motivo suficiente para mantê-la longe de qualquer fonte de calor, como fogões, velas, cigarros ou até mesmo o sol forte. Expor o produto a altas temperaturas pode causar incêndios ou até explosões.
Como fazer corretamente:
- Mantenha a lata longe de fontes de calor.
- Armazene em local fresco, seco e protegido da luz solar direta.
- Nunca deixe a lata dentro do carro sob o sol.
- Mesmo que vazia, a lata continua sob pressão e pode explodir se for perfurada. Quando terminar, verifique se ela está completamente vazia e descarte em local próprio para aerosóis. Não jogue no fogo, nem em locais incorretos.
- Armazene o spray na posição vertical. Evite guardar em locais inadequados, para não danificar a válvula e nem a pressão interna. Isso pode comprometer o uso futuro.
3. Não dispensar o uso dos equipamentos de proteção
As partículas finas da tinta ficam suspensas no ar por um tempo, podendo entrar em contato com a pele, olhos e vias respiratórias. O contato direto pode causar irritações e manchas difíceis de remover. Os equipamentos de proteção evitam acidentes desnecessários.
Como fazer corretamente:
- Use luvas de borracha, máscara de proteção e óculos de segurança. Isso é indispensável.
- Se possível, use roupas velhas ou aventais, porque a tinta spray não sai do tecido com facilidade.
4. Não aplicar sobre superfícies sujas, úmidas ou engorduradas
A tinta spray precisa de uma superfície limpa e seca para aderir corretamente, assim como as tintas de parede. Se houver poeira, óleo ou umidade, não vai fixar bem, tornando o local suscetível à formação de bolhas e manchas. A pintura também pode descascar com o tempo, graças a esse erro.
Como fazer corretamente:
- A área deve estar limpa e levemente lixada para melhorar a aderência da tinta.
5. Qual é a distância correta de aplicação?
Um dos erros mais comuns é tentar cobrir tudo de uma vez.
Quando o spray é aplicado muito perto ou com tinta demais, o resultado é uma pintura escorrida, irregular e manchada.
Como fazer corretamente:
- Mantenha a distância que o fabricante do produto indica na embalagem.
- Aplique em camadas finas e cruzadas, ou seja, passe o spray na horizontal e depois na vertical.
6. Não se esqueceça de agitar a lata antes e durante o uso
Dentro da lata, os pigmentos e solventes se separam com o tempo. Se você não agitar bem, a tinta pode sair falhada.
Como fazer corretamente:
- Agite a lata por cerca de 1 minuto, ou tempo indicado na embalagem, antes de começar a aplicação.
- Durante a aplicação, agite novamente algumas vezes para manter a mistura homogênea.
7. Evite pintar em dias úmidos, chuvosos ou com vento
A umidade atrapalha a secagem da tinta e o vento espalha o spray para onde não deve, manchando outras superfícies.
Como fazer certo:
- Escolha um dia seco e sem vento. Se estiver muito quente, prefira pintar em horários de temperatura mais amena.
- Proteja o chão e tudo o que não deve ser pintado com jornais ou lonas plásticas.
8. Aplicar outra demão por cima da camada que não secou completamente
Se aplicar outra camada antes da tinta secar, ela pode enrugar ou perder o brilho. É como sempre dizemos: a pressa é inimiga da perfeição. Siga sempre as instruções e recomendações do fabricante na embalagem, assim as chances de obter um bom resultados são muito maiores.
9. Atenção ao acabamento final
Depois que a tinta estiver completamente seca, você pode aplicar uma camada do famoso verniz spray transparente. Ele protege a pintura contra riscos, sol e umidade, além de dar brilho. Dessa forma garantindo um ótimo resultado final na sua pintura.
10 . Trabalhar em um ambiente com iluminação ruim
A luz faz diferença! Pintar em um ambiente mal iluminado pode esconder falhas, escorridos e manchas. Dê preferência à luz natural ou use uma luminária branca próxima à área de trabalho, assim observando com clareza o acabamento da superfície.
Dicas extras:
- Tenha muito cuidado na hora do manuseio. Não aponte o spray para as pessoas nem para os animais.
- Limpe o bico da lata após o uso para não entupir.
- Lave imediatamente se houver contato com a pele ou olhos. Em caso de inalação ou ingestão, procure atendimento médico.
- Armazene e descarte corretamente o produto.
- Escolha bem o tipo de spray conforme a utilização e objeto a ser pintado. No geral existem sprays de uso geral, metálicos e alta temperatura.
- Sprays do tipo alta temperatura são indicados para locais e objetos expostos à temperaturas maiores que 50°C, por exemplo, pintura de peças de motores.
Referências
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14725-2: 2009/Em1:2019 – Produtos químicos – Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente – Parte 2: Sistema de classificação de perigo. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/sislab/files/2022/08/abnt-nbr-14725-2.pdf. Acesso em: 13 nov. 2025.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC nº 528, de 4 de agosto de 2021. Disponível em: https://cosmetoguia.com.br/article/read/area/IND/id/1552. Acesso em: 13 nov. 2025.
UNITED STATES. Occupational Safety and Health Administration. Spray Operations – Controlling Hazards. Disponível em: https://www.osha.gov/spray-operations/controlling-hazards. Acesso em: 13 nov. 2025.
