Quando pensamos em torneiras, o que vem na sua mente, além da durabilidade e economia de água desejada? Existem vários tipos, mecanismos e acabamentos voltados para cada tipo de utilização. Hoje vamos te ajudar a entender cada um deles!

 

Torneiras por ambiente

- Pia de cozinha: geralmente as torneiras de cozinhas são mais altas e com maior alcance de bica, dessa forma, facilitando a lavagem de utensílios grandes. Também existem modelos com bica móvel e ou flexível para ajudar a direcionar o jato durante a lavagem.

- Lavatório de banheiro: as torneiras de lavatório são menores e projetadas para evitar respingos. O ideal é escolher uma altura que combine com a cuba, para que lavar as mãos não vire uma bagunça.

- Torneira de jardim: essas torneiras podem ser feitas de latão ou PVC, normalmente são menores de comprimento, porém podem ser robustas para suportar pequenos impactos e baldes e tambem podem ter bico para encaixe de mangueira.

- Torneira de tanque: ficam na área de serviço e suportam pressão, baldes e até impactos leves. Costumam ter vazão generosa para encher recipientes rapidamente. Normalmente são utilizadas torneiras retas para o tanque.

 

Posição de instalação

- Na parede: esse tipo é instalado diretamente no ponto hidráulico da parede. Ótimo para quando a bancada é pequena porque dá mais espaço livre na pia. Além disso, ao utilizar uma torneira de parede, a manutenção ou troca da bancada pode ser feita com facilidade, pois não intefere no ponto de água.

- Na bancada: aqui a torneira é fixada ao lado da cuba. Esse formato é mais comum em cozinhas planejadas e permite liberdade no design, mas precisa que o ponto de água esteja na parte inferior. Dessa forma, dificultando manutenção ou troca da bancada, caso seja necessário deslocar a torneira.

 

Acabamentos

- Cromado: possui acabamento brilhante clássico. É versátil, fácil de limpar e combina com praticamente qualquer decoração.

- Fosco: acabamento sem brilho, mais moderno e esconde manchas de dedos e respingos.

- Preto: tendência nas cozinhas e banheiros contemporâneos. Cria um contraste para a decoração do ambiente.
- Rosé: um tom metalizado puxado para o cobre rosado. Boa opção para quem tem projetos com destaque decorativo.
- PVC: material leve, que é resistente à umidade. É mais acessível e funciona muito bem em áreas externas ou provisórias.

 

Mecanismos de abertura 

- 1/4 de volta: acionamento de um giro rápido na manopla. É prático e ajuda a economizar, já que não precisa girar várias vezes.
- MVS (Mecanismo de Vedação Substituivel): o acionamento da torneira é feito por um mecanismo de pressão com vedação. Este tipo de torneira normalmente temos que girar várias vezes para abrir ou fechar a água, por isso ás vezes acontece um desgaste no anel de vedação do mecanismo, sendo necessario trocá-lo.

- Automática: muito utilizadas em banheiros de shoppings, funcionam por sensor ou toque. Muito populares em locais públicos, porém também podem funcionar como uma alternativa prática em casa. São ideias para evitar o desperdicio de água, uma vez que o fluxo de água recortado após determinado tempo.

 

Tipos de bica

- Bica flexível: pode ser direcionada para onde você quiser, facilitando a limpeza dos cantos da pia. Geralmente possuem um acabamento emborrachado e são coloridas (preto, vermelho, cinza, entre outras cores).

- Bica gourmet: originalmente inspiradas em cozinhas profissionais, normalmente vem com uma mangueira extensível e a pressão da água é maior. Além disso, podem ter arejador com dois tipos de jatos e também uma bica flexivel cromada.

- Torneira com filtro: as torneiras com filtro são super práticas, porque você não precisa instalar um filtro separado na pia ou na tubulação, é possivel pegar água filtrada diretamente da torneira. Porém, vale lembrar que esses filtros embutidos precisam ser trocados regularmente para garantir a qualidade da água e evitar que fiquem saturados, perdendo eficiência.

 

Escolher a torneira ideal vai muito além do visual, envolve entender as necessidades do seu ambiente, o tipo de uso e a funcionalidade que você espera. Seja para a cozinha, banheiro, jardim ou área de serviço, o importante é optar pelo produto que vai ofercer soluções, facilitar o dia a dia e oferecer conforto e economia. Aqui no nosso site, temos uma grande variedade de modelos e opções de torneiras que combinam com você!

 

 

Referências

FURKIN. Diferença entre mecanismos ¼ de volta e MVS. Disponível em: furkin.com.br/mecanismo-de-abertura-entenda-a-diferenca-entre-1-4-de-volta-e-mvs. Acesso em: 12 ago. 2025.

BAZAR DAS TORNEIRAS. Mecanismo de abertura: diferença entre MVS e ¼ de volta. Disponível em: bazardastorneiras.blog.br/mecanismo-de-abertura-diferenca-entre-mvs-e-1-4-de-volta. Acesso em: 12 ago. 2025.

SOLUCENTER. Principais diferenças entre modelos de torneiras. Disponível em: blog.solucenter.com.br/principais-diferencas-entre-os-modelos-de-torneiras. Acesso em: 12 ago. 2025.

ABC DA CONSTRUÇÃO. Tipos de torneira para cozinha e banheiro. Disponível em: www.abcdaconstrucao.com.br/metais-sanitarios/torneiras. Acesso em: 12 ago. 2025.

CASA DAS TORNEIRAS. Torneiras para cozinha e áreas molhadas. Disponível em: www.casadastorneiras.com.br/torneiras-para-cozinha. Acesso em: 12 ago. 2025.

MERCADO LIVRE. Torneiras para tanque. Disponível em: lista.mercadolivre.com.br/torneira-tanque. Acesso em: 12 ago. 2025.