Como mencionamos anteriormentes em tipos de bancadas: quais as principais diferenças? Agora, como prometido, vamos explicar sobre as cubas e torneiras, que compõem tanto cozinhas como banheiros! 

 

- Cuba de Apoio (ou Sobrepor):

Essa é uma das mais populares. Fica totalmente apoiada sobre a bancada, é fácil de instalar e substituir e sua limpeza é mais simples nas bordas, mas pode acumular água ao redor se o acabamento tiver alguma falha. A cuba de apoio proporciona um visual moderno e serve para destacar o ambiente.

- Cuba esculpida (ou integrada):

Cubas esculpidas podem ser encontradas nos mesmos materiais que as bancadas (mármore, granito, quartzo ou até inox), são feitas sob medida e Instaladas por baixo da bancada, Ela deixa a superfície totalmente livre, evitando acúmulo de sujeira, o que facilita a limpeza e a torna uma opção mais higiênica. Geralmente exige instalação profissional e é mais difícil de substituir. 

- Cuba semi-encaixe:

É como se fosse uma mistura das duas anteriores. Uma parte da cuba fica aparente, saindo da bancada, e a outra fica embutida. É uma opção interessante para quem quer um design diferenciado e bom aproveitamento de espaço. Normalmente utilizados em banheiros, funciona muito bem em bancadas menores. 

- Cuba de inox:

Clássica nas cozinhas, é resistente, higiênica e não enferruja quando feita em aço inox de qualidade (como o 304). Opção perfeita para quem cozinha bastante. 

 

A escolha da cuba ideal envolve pensar no espaço disponível e na forma como você deseja compor a decoração!

 

As válvulas, as colas e os selantes

Responsáveis por garantir não só a funcionalidade do conjunto, mas também sua durabilidade e segurança. Existem modelos diferentes, indicados para cozinhas e banheiros:

 

Tipos de válvulas para cubas

- Válvula comum: é mais tradicional, geralmente encontrada em banheiros. Possui uma tampa que pode ser retirada para limpeza. Simples, prática e de baixo custo.

- Válvula click (ou click-clack): muito comum em banheiros modernos, funciona com um simples toque: pressione para fechar e pressione de novo para abrir. É prática, sem necessidade de tampinhas soltas. 

- Válvula com escape: bastante usada em banheiros, modelo bem útil, que evita o risco de transbordar caso a torneira fique aberta sem querer.

- Válvula de cozinha (grande): maior do que as de banheiro, é projetada para dar conta do volume de água e resíduos do dia a dia. Muitos modelos já vêm com cesto removível que funciona como um mini-filtro, retendo restos de comida e evitando entupimentos de canos.

- Colas e selantes: garantem fixação firme e vedação contra infiltrações.

- Cola epóxi: muito usada na fixação de cubas de inox ou de apoio, porque cria uma adesão forte e durável.

- Silicone neutro: o silicone neutro é ideal para vedações em pedras naturais, como granito e marmoré, sem causar manchas. É resistente à umidade. 

- Silicone acético: funciona melhor em materiais não porosos, como porcelanato ou vidro. 

- Selantes especiais (PU ou MS polímero): oferecem alta resistência, ideais para áreas de maior exposição à água. São bastante usados em cozinhas e em projetos onde se busca maior durabilidade.

 

Já a torneira deve ser escolhida considerando tanto a estética quanto a funcionalidade: modelos de parede deixam a bancada mais limpa e organizada, enquanto os de mesa oferecem maior facilidade de instalação e manutenção. É importante considerar a durabilidade e necessidade que o seu espaço necessita.

 

Dicas de combinação

- Cuba de Apoio + Torneira de Mesa:

Uma dupla clássica e moderna. A torneira de mesa pode ser mais alta para alcançar a cuba de apoio com facilidade e criar um visual harmonioso.

- Cuba de Embutir + Torneira de Parede:

Essa combinação é para quem busca um visual minimalista e fácil de limpar. A torneira de parede complementa a limpeza da bancada.

- Cuba de Semi-Embutir + Torneira de Mesa:

Fica super charmoso! A torneira de mesa, especialmente um modelo monocomando com um design elegante, complementa o visual diferenciado da cuba.

 

Escolher os produtos certos na hora da instalação evita problemas como vazamentos, infiltrações, mau cheiro e até manchas na bancada. Aqui, no nosso site, você encontra produtos de qualidade,  pensadas para facilitar seu dia a dia. Confira mais aqui!

 

 

Referências

ALMERIA ARQUITETURA. Melhores pedras para bancadas de cozinha e banheiro. Disponível em: www.almeria.arq.br/post/melhores-pedras-bancadas-cozinha-banheiro. Acesso em: 8 set. 2025.

NEOGRAN. Tipos de bancadas para banheiro. Disponível em: www.neogran.com.br/noticias/detalhe?ver=tipos-de-bancadas-para-banheiro. Acesso em: 8 set. 2025.

CASA ABRIL. Bancada de banheiro: confira 4 materiais. São Paulo, 2023. Disponível em: www.casa.abril.com.br/ambientes/bancada-de-banheiro-confira-4-materiais/. Acesso em: 8 set. 2025.