A parafusadeira é uma ferramenta indispensável, tanto para usos profissionais quanto para pequenos trabalhos em casa. Você pode apertar e soltar parafusos com rapidez e precisão, e o melhor de tudo, sem esforço. Entenda como a parafusadeira funciona e qual vai melhor atendê-lo.
- Força: A força de uma parafusadeira esta diretamente ligada ao seu torque, que é a potência com que a parafusadeira consegue trabalhar. Parafusadeiras com torque mais baixo, podem suprir sua necessidade doméstica montando móveis ou fazendo pequenos reparos. Já para aplicações mais exigentes, como perfuração em madeira mais dura, metal ou alvenaria, o melhor é optar por uma parafusadeira com torque elevado e ajuste de velocidade. Tem também parafusadeiras que funcionam com um motor brushless (sem escovas) que oferece maior durabilidade e eficiência.
- Qualidade: Uma parafusadeira de qualidade, além de permitir um trabalho melhor, também conta com uma durabilidade e segurança excepcional. Quando for escolher uma parafusadeira, deve se atentar às qualidades que ela pode oferecer, como as abaixo:
- Resistência: Parafusadeiras de qualidade são fabricadas com materiais de difícil desgaste, como carcaças de nylon reforçada com fibra de vidro, engrenagens de aço temperado e motores protegidos contra poeira. Isso faz com que a ferramenta dure mais mesmo em uso intenso.
- Conforto na pegada: uma boa ferramenta deve ter um design que facilite o manuseio e com empunhadura emborrachada e formato anatômico. Com isso é possível trabalhar por longos períodos e com menos risco de lesões.
- Bateria (em modelos a bateria): A durabilidade da bateria influencia diretamente no desempenho da ferramenta. Modelos de ponta usam baterias de Íon de Lítio, que além de recarregar mais rápido e não viciar a bateria, são mais leves, facilitando o manuseio.
- Outros Recursos: Modelos de qualidade podem oferecer controle de torque e velocidade, permitindo adaptar a ferramenta a diferentes trabalhos. Existem furadeiras também com outros itens adicionais, como a luz de LED integrada, indicador de bateria, mandril de aperto rápido (sem chave), esses são recursos que aumentam a eficiência e praticidade no uso.
- Assistência técnica e garantia: Fabricantes de parafusadeiras e furadeiras confiáveis também são a chave para um produto de qualidade, marcas como a Bosch e a Makita disponibilizam uma ampla rede de assistência técnica autorizada, manuais detalhados e garantia estendida. Isso traz mais segurança para o consumidor e facilita possíveis manutenções.
Tipos de parafusadeiras:
- Parafusadeira Elétrica: é uma parafusadeira boa para uso domestico e que funciona conectada a tomada, é de ótima qualidade, porém fica limitada ao tamanho do cabo.
- Parafusadeira a bateria: Perfeita para qualquer ocasião, além de ser versátil, é portátil, podendo ser usada em lugares sem acesso à energia elétrica. Existem opções que são de excelentes custo benefício.
- Parafusadeira e Furadeira: Uma ferramenta completa, serve tanto para parafusar quanto para perfurar, uma ferramenta dois em um perfeita para sua obra (famosa "pau para toda obra!").
Um pouco mais sobre Parafusadeiras
- Parafusadeira com impacto: é ótima para uso em superfícies duras, como concreto, tijolo ou alvenaria. Seu mecanismo gera pequenos “impactos” enquanto a broca gira, o que facilita a perfuração de materiais resistentes. Já a parafusadeira sem impacto, é mais usada para trabalhos em madeira, metal e plástico. Ela não possui a função de impacto, por isso ela é mais leve, silenciosa e adequada para tarefas delicadas como montagem de móvel.
Potência
A potência, no geral, representa a força da ferramenta, ou seja, quanto maior a potência, maior a capacidade de perfuração em materiais duros e maior a resistência ao uso contínuo. No caso de furadeiras sem bateria, ligadas diretamente na energia, a potência normalmente varia de 500W a 850W, mais do que isso já são considerada marteletes elétricos. Já para parafusadeiras à bateria, a potência está diretamente relacionada com a bateria, normalmente variando entre 12V e 48V.
Exemplos de utilização conforme a potência:
- 500W: Ótimo para trabalhos leves e doméstico, como perfurar madeira, plásticos e pequenas chapas de metal,
- 650W a 700W: Boa para usos frequentes, ou para alguns trabalhos em alvenaria. Um ótimo equilíbrio entre leveza e performance.
- 750W a 850W: Ideal para uso profissional. Facilidade na perfuração e precisão, suporta usos intensivos sem se preocupar com o superaquecimento.
Diferença entre mandril 3/8” e 1/2”
O mandril é a parte da parafusadeira onde você encaixa a broca. Ele define o diâmetro máximo que a ferramenta consegue segurar.
- Mandril 3/8” (10 mm): indicado para brocas menores, uso doméstico e tarefas mais leves. Mais leve, compacto e comum em modelos a bateria.
- Mandril 1/2” (13 mm): comporta brocas maiores, ideal para trabalhos mais pesados, como perfuração em concreto ou metais espessos. Oferece maior versatilidade e potência.
Na hora de escolher a parafusadeira ideal, contar com as ferramentas certas faz toda a diferença. E aqui no nosso site ribeirolar.com.br você encontra parafusadeiras de qualidade e muito mais para sua obra ou reforma. Venha conferir todas as opções que preparamos para você e aproveite as melhores ofertas!